Ele chegou...

E como chegou vai passar! Mas...

O Coronavírus nos assusta, nos amedronta e nos enfraquece como seres humanos, porque nos causa medo. Devemos, mais que nunca, enquanto estivermos em quarentena, adotar uma rotina saudável em casa, termos pensamentos positivos e sermos proativos em nossos pequenos negócios... A verdade é que até que passe essa pandemia devemos nos reinventar porque não será fácil passar por esse período de isolamento social...

Por isso esse post longo de hoje. Quero compartilhar esse meu momento com você...

Sabe, o jeito que tocávamos nossos pequenos (ou grandes) negócios jamais será o mesmo. O Coronavírus é um acontecimento mundial e trará junto com ele mudanças profundas em nossa sociedade. Arrisco até a dizer que o depois será como o pós guerra.

Estou tentando imaginar e entender como será nossa economia no pós Coronavírus. Busco  por comentários/postagens de vários empreendedores no Brasil e mundo afora, para ver como estão lidando com a crise e que ideias tem para seus negócios nesse momento e, gostei particularmente de uma leitura, uma postagem no Stories de Ale Birman, dono da Arezzo,  que dispensa apresentações. Nela, ele comenta sobre alguns conselhos que recebeu de seu pai, com os quais me identifico:
  • Respeite a crise mas foque no negócio.
  • Toda crise traz oportunidades. Encontre-as.
  • Respeite a demanda. Não antecipe a oferta.
  • Adapte-se. Adapte-se.  E adapte-se de novo.
  • Permita-se retroceder. Às vezes é preciso dar um passo atrás para poder dar dois à frente.

Queria ainda comentar que nos muitos anos que sou "empreendedora" passei por várias adversidades e, nesse momento, independente de onde a gente viva nesse planeta, estamos todos no mesmo barco, e navegando em águas turbulentas...

Digo isso porque quando comecei pensava que para ter um negócio bem sucedido precisava saber "de tudo", "ter tudo"... Depois percebi que não é bem assim, que um negócio é feito de muitas tentativas e erros.

Ingenuamente pensava que as coisas só dariam errado em meu negócio se eu tomasse decisões erradas... mas, ao passar por infortúnios, vi que não era bem assim. As coisas simplesmente acontecem, independente da gente cometer ou não um erro... Como agora com a chegada do Coronavírus... Em um piscar de olhos todos os eventos do país foram cancelados e com eles, os pedidos de todos na cadeia de produção de festas e eventos, da qual eu e milhões de pessoas fazemos parte...

Sinto também que uma das coisas mais difíceis para mim, como empreendedora, é  "pedir ajuda"... A sensação que tenho é que estou passando um atestado de incompetência, no entanto, pedir ajuda nesse momento atual, fará toda a diferença entre permanecer no negócio ou fechar. É aí que entra a hashtag #buysmall #compredospequenos, que  estarei divulgando durante a quarentena, Acredito que esse comportamento/atitude será positivo e fará toda a diferença para nós "pequenos" vencermos esse momento.

Aprendi ainda que só trabalhar duro não é a suficiente para solucionar os problemas do meu negócio. A conjuntura não depende só de mim, especialmente em uma economia conturbada como a brasileira, que torna tudo mais difícil ainda... Mas entendi que o que realmente importa quando a gente é um pequeno empreendedor é ter atitude, não somente quando as coisas dão certo mas também quando dão errado. Esse é o verdadeiro desafio que a gente enfrenta ao empreender -- ter atitude, reagir.

Na maioria das vezes, como agora, não tenho respostas prontas. Todos estamos sendo testados em nossos limites, porque sabemos que nossas decisões vão afetar nossos negócios. Mas resolvi ser proativa... Pode ser que eu tome a decisão acertada e continue trabalhando duro mas ainda assim sei que posso fracassar. Sei também que só aqueles que conseguem se levantar uma, duas, três vezes, é que são os verdadeiros empreendedores. Procuro focar nisso e pensar que se eu cair, preciso me levantar. Simples assim.

Também achei importante adotar medidas que ajudem minha família a passar por esse período da quarentena... Não temos noção exata de quantos dias ficaremos em quarentena... Será até meados de Abril? Meados de Maio? Não sabemos ao certo... Aqui em casa, decidimos manter as velhas rotinas e criar novas rotinas. Não é fácil ficar sem sair de casa... Estabelecer rotinas nos impede de ficarmos jogados no sofá, assistindo séries madrugada adentro, ou ligados 24 horas por dia nas notícias, que sabemos não serão boas nesse momento... Por isso, ouvir  músicas, ter uma alimentação balanceada, tomar sol, ter uma rotina de exercícios, e uma boa organização no nosso lar é muito importante. Todos devemos cuidar bem da nossa mente e dar especial atenção também ao nosso trabalho em casa, o home office. Vivo anotando novas ideias e inspirações. Tento aguçar minha criatividade, estou em busca do novo novo... Estou refazendo o plano  de negócios da Cookieria para 2020... Busco soluções, que não sei ainda quais são, e assim procuro me preparar para quando tudo isso passar.

Quero ainda te contar que nessa semana que passou fiquei paralisada e assustada, como todo mundo, com a chegada da quarentena. Mas, mais ainda porque meu filho é profissional da saúde, médico Cardiologista, e já está atendendo pacientes graves, portadores do Coronavírus, internados na UTI de um hospital  aqui em Sampa. Como mãe me preocupo, tenho medo e temo por sua saúde, mas tenho imenso orgulho de sua dedicação, motivação e amor ao próximo. Aí nesta foto está com a equipe de plantão nos pedindo para  ficarmos em casa. Assim que peço a você que me lê, que #fiqueemcasa. É muito, muito, importante que todos fiquemos em casa até segunda ordem, para ajudarmos a evitar o colapso do nosso sistema de saúde...
Aproveito ainda esse post de hoje para agradecer a todos os excelentes profissionais, não só da saúde, que estão nos ajudando a passar por esse momento. São tantos e minha família e eu seremos eternamente gratos a eles.

Essa pandemia vai passar e é isso que temos que ter em mente...Vamos conseguir sair dessa crise e sairemos mais fortes.

Logo voltaremos a ter momentos de alegria e pequenos prazeres!

Um beijo grande no seu coração e que você permaneça saúdavel!
















Postar um comentário

Cookieria By Margaret