Aula Springerles...

Fazia tempo que não tinha essa aula por aqui...
mas, a aluna me pediu e preparei a aula para ela.
Aprecio a história desse biscoito... Esse é um biscoito que tem suas origens na Idade Média, no século XIV... 
O que acho bacana nos Springerles é justamente que os moldes, e rolos, são carregados de simbolismo e história... não é um biscoito qualquer...
Em geral os moldes atuais são réplicas de originais que estão nos  museus mundo afora, com imagens da Idade Média -- bíblicas, de animais, de festas e outras, comuns, da rotina das pessoas nessa época... E olha que interessante -- antigamente, os analfabetos também adquiriam conhecimento através das imagens dos moldes. 
É que antigamente os biscoitos Springerles eram trocados pelas pessoas nas épocas das festas religiosas, nos festivais populares e nos nascimentos... eram também considerados amuletos místicos.
Esse que você vê abaixo, com um fruto romã impresso na massa, significa fertilidade e fecundidade. já que o fruto romã é um símbolo religioso, associado a fertilidade e fecundidade... Esse é um dos meus moldes favoritos.
Hoje em dia, com a divulgação que a Internet nos proporciona, o biscoito Springerle deixou de estar restrito às mesas de festas Natalinas para estar presente em mesas comemorativas, em várias ocasiões... O trabalho é lindo, né?
Ah! Você sabia que o clima influi bastante no resultado final do biscoito? O ideal é que sejam feitos em dias frios e com baixa umidade do ar.  Em nossa aula dessa semana a umidade do ar estava nas nuvens, de tão alta... rsrsrs... Springerles em país tropical dá nisso, né? 
Mas deu tudo certo... Te mostrei os biscoitos assados ontem, você viu? Se não viu, clique aqui.
Mais uma dica... Para que fiquem macios depois de assados é preciso colocar uma fatia de pão de forma, ou uma fatia de maçã, dentro do recipiente em que forem guardados...  Podem ser guardados em latas também porém ficam duros e, para saboreá-los depois que endurecem (o que é normal) devem ser mergulhados no café, leite, chá ou chocolate quente... Eu prefiro o método do pão e você? Olha a Maria Fernanda e eu com os biscoitos que ela fez em aula, e os já assados, que ela  levou para casa...
Obrigada pela visita e volte sempre que a casa é sua...

Beijocas


Postar um comentário

Cookieria By Margaret