Vamos lá aos items que considero importantes...
- Papel timbrado, com logotipo e endereços físico e on line da Cookieria... com telefones... O cliente precisa dessas informações, afinal, na compra online a gente não sabe quem está do outro lado. Então é muito importante que o cliente saiba que a Cookieria realmente existe!!!
- Informações completas do cliente. Vou precisar para o envio pelo Correios ou por outro meio de transporte/entrega.
- Como os biscoitos estão indo direto para as mesas de doces, sem embalagens, é importante mencionar os ingredientes no pedido. Nesse item menciono também a quantidade de cada um dos modelos escolhidos.
- Validade dos biscoitos, Data do Evento e Data da Entrega precisam ser mencionados também.
- Sempre menciono o tema da festa. A interpretação de um tema varia de pessoa para pessoa e é importante estar em sintonia com o cliente.
- Em Cortadores, apresento a seleção dos cortadores, mencionando formatos e tamanhos
- Em embalagem fica estipulado se será para prato de cookies, no palito, em saquinhos celofane ou caixinhas. Nesse caso o cliente estava em dúvida se seriam lembrancinhas ou se seriam servidos em pratos de doces, à mesa, por isso o envio dos saquinhos e fitas à parte.
- Cartela de cores e definição de fontes, nesse caso a mesma do convite da festa: rosa, preto e branco...
- Em Decoração coloco o que ficou acertado com o cliente. Nesse caso, quase tudo seria feito tendo o convite da festa como inspiração -- o olho grego, o estilo da fonte e o estilo da Mão de Fátima. Já as frases positivas para as plaquinhas e o símbolo Paz e Amor foram enviadas pelo cliente...
- Especificação do frete. Vale dizer que nesse item, além do valor do frete propriamente dito é cobrado também um valor para a embalagem dos cookies (mão de obra, caixas reforçadas, plástico bolha, fita adesiva, papel de seda, estacionamento)
- O endereço de entrega fica sempre registrado para rápida referência
- No valor total indico em separado o preço dos biscoitos, e do frete + embalagem (se houver). Indico também as condições de pagamento e o meio de pagamento.
- E por último, para minha garantia e garantia do cliente, informo sempre que "Aplicam-se a esse pedido as tratativas via e-mail entre as partes e as condições em "Como Encomendar" " e assim fica tudo bem documentado...
- Tudo isso feito, envio o pedido por email para o cliente, não sem antes ir em "Revisão" no Word e protejer o documento para que nenhuma alteração seja feita, e aí sim solicito que o cliente me retorne com seu "De OK"
- Em um próximo passo o cliente efetua o pagamento e envia o comprovante online para ficar arquivado também. Só reservo a data na agenda mediante pagamento total da encomenda.
Assim são as coisas por aqui... É o jeito que faço! Com certeza existem zilhões de outras formas de se fazer essa mesma coisa... mas é assim que faço!
Obrigada pela visita e até amanhã!
XOXO!
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